segunda-feira, 11 de setembro de 2017

Tecnologia Assistiva, Um Olhar Humano

Por Daniel Cardoso Tomaz - RU 1833390
Zona Norte – Porto Alegre 
Data 11/09/2017
Fonte: google imagens












Tecnologia Assistivaaquela que transforma a vida de pessoas com necessidades especiais – é uma área que avança a passos largos e contínuos; sempre há novidade e gente inteligente quebrando a cabeça para melhorar a vida de quem realmente precisa. 
Tecnologia Assistiva é uma área do conhecimento de característica interdisciplinar, que engloba produtos, recursos, metodologias, estratégias, práticas e serviços que objetivam desenvolver e promover a funcionalidade, relacionada à  atividade e participação, de pessoas com deficiência, incapacidade, ou mobilidade reduzida, visando sua independência, autonomia,  qualidade de vida e inclusão social. (Comitê de Ajudas Técnicas. Cordel/SEDH/PR/2007)

Entre os deficientes visuais, uma ferramenta muito popular é o leitor de tela para computadores. O software de interação via áudio  permite que o cego tenha uma vida online completa, mas essa inclusão digital promete ganhar uma nova realidade com a linha braile. Avançando ou retrocedendo, você tem acesso a todo o texto que está ali no computador, com várias linhas de atalho, que são facilmente compreensíveis.
Fonte; Tecnoayudas
De volta ao mundo offline, outros equipamentos também já disponíveis no Brasil contribuem bastante para uma maior autonomia dos deficientes visuais. Um bom exemplo é o leitor autônomo, um Scanner leitor que através de uma  microcâmera e um software de reconhecimento de texto, o equipamento fotografa o documento e o transforma em áudio para que o usuário possa ouvir o que está escrito. Especializado para auxílio de deficientes visuais, capta e codifica informações de texto sintetizando em voz clara, com perfeita melodia e entonação natural, pode ser facilmente operado sem necessidade de ajuda, trata-se de um dispositivo independente de computador.

Segundo o IBGE, no Brasil são mais de sete milhões de cegos e outros 21 milhões de pessoas com baixa visão. A tecnologia, na medida em que se populariza e se torna acessível à essa população, é uma ferramenta indispensável para devolver a autonomia e oferecer uma nova realidade ao deficiente visual.
Em escola gaúcha o equipamento tem sido facilitador no processo de acolhimento de alunos de inclusão com dificuldades visuais, possibilitando o acesso a todo material escrito em papel, abriu de fato a biblioteca para aqueles que antes se sentiam excluídos no universo da leitura transformando em uma tarefa prazerosa e motivadora.
O equipamento faz a leitura dos livros em voz alta e permite que o cego tenha acesso a todas as obras que ainda não foram passadas para o Braile.Para manusear a máquina, basta colocar a folha na posição correta e apertar um botão. Com o aparelho, o deficiente poderá ter acesso também ao acervo que estiver escrito em tinta.
Entre alunos do ensino médio, o Scanner protagonizou a inclusão de forma rápida e satisfatória muito especialmente nas disciplinas de literatura e filosofia onde a participação dos alunos com deficiência visual não encontrou barreiras para o desempenho na comparação com os demais colegas. Despertando um efeito positivo na integração coletiva, também proporcionando novos horizontes de possibilidades.
“A inclusão não tem que ver somente com o acesso de alunos e alunas com necessidades especiais em escolas comuns, sim também com eliminar ou diminuir as barreiras que limitam a aprendizagem e a participação de todos os membros da sociedade, respeitando seus limites e formas de adquirir conhecimento” disse Daniel Cardoso/Professor de Filosofia da instituição.
O uso da tecnologia na educação não implica apenas em introduzir ferramentas como elemento adicional ao trabalho docente, sim em um desenho pedagógico que incluí planejamento, estruturação, aplicação e prática de experiências pedagógicas, otimização de materiais didáticos, recursos e meios para a aprendizagem e estratégias específicas que facilitem o processo de ensino.

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