Tecnologia
Assistiva, Um Olhar Humano
Por Daniel Cardoso Tomaz - RU 1833390
Zona Norte – Porto Alegre
Data 11/09/2017
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Fonte: google imagens |
Tecnologia Assistiva – aquela que transforma a vida de pessoas com necessidades especiais – é uma área que avança a passos largos e contínuos; sempre há novidade e gente inteligente quebrando a cabeça para melhorar a vida de quem realmente precisa.
Tecnologia Assistiva é uma área
do conhecimento de característica interdisciplinar, que engloba produtos,
recursos, metodologias, estratégias, práticas e serviços que objetivam
desenvolver e promover a funcionalidade, relacionada à atividade e participação, de pessoas com
deficiência, incapacidade, ou mobilidade reduzida, visando sua independência,
autonomia, qualidade de vida e inclusão
social. (Comitê de Ajudas Técnicas. Cordel/SEDH/PR/2007)
Entre os deficientes visuais, uma ferramenta muito popular é o leitor de tela para computadores. O software de interação via áudio permite que o cego tenha uma vida online completa, mas essa inclusão digital promete ganhar uma nova realidade com a linha braile. Avançando ou retrocedendo, você tem acesso a todo o texto que está ali no computador, com várias linhas de atalho, que são facilmente compreensíveis.
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Fonte; Tecnoayudas |
De volta ao mundo offline, outros
equipamentos também já disponíveis no Brasil contribuem bastante para uma maior
autonomia dos deficientes visuais. Um bom exemplo é o leitor autônomo, um
Scanner leitor que através de uma microcâmera
e um software de reconhecimento de texto, o equipamento fotografa o documento e
o transforma em áudio para que o usuário possa ouvir o que está escrito.
Especializado para auxílio de deficientes visuais, capta e codifica informações
de texto sintetizando em voz clara, com perfeita melodia e entonação natural,
pode ser facilmente operado sem necessidade de ajuda, trata-se de um
dispositivo independente de computador.
Segundo o IBGE, no Brasil são
mais de sete milhões de cegos e outros 21 milhões de pessoas com baixa visão. A
tecnologia, na medida em que se populariza e se torna acessível à essa
população, é uma ferramenta indispensável para
devolver a autonomia e oferecer uma nova realidade ao deficiente visual.
Em escola gaúcha o equipamento
tem sido facilitador no processo de acolhimento de alunos de inclusão com
dificuldades visuais, possibilitando o acesso a todo material escrito em papel,
abriu de fato a biblioteca para aqueles que antes se sentiam excluídos no universo
da leitura transformando em uma tarefa prazerosa e motivadora.
O equipamento
faz a leitura dos livros em voz alta e permite que o cego tenha acesso a todas
as obras que ainda não foram passadas para o Braile.Para manusear a máquina,
basta colocar a folha na posição correta e apertar um botão. Com o aparelho, o
deficiente poderá ter acesso também ao acervo que estiver escrito em tinta.
Entre alunos do ensino médio, o
Scanner protagonizou a inclusão de forma rápida e satisfatória muito especialmente
nas disciplinas de literatura e filosofia onde a participação dos alunos com
deficiência visual não encontrou barreiras para o desempenho na comparação com
os demais colegas. Despertando um efeito positivo na integração coletiva,
também proporcionando novos horizontes de possibilidades.
“A inclusão não tem que ver somente com o acesso de alunos e alunas com
necessidades especiais em escolas comuns, sim também com eliminar ou diminuir
as barreiras que limitam a aprendizagem e a participação de todos os membros da
sociedade, respeitando seus limites e formas de adquirir conhecimento” disse Daniel Cardoso/Professor de Filosofia da
instituição.
O uso da tecnologia na educação
não implica apenas em introduzir ferramentas como elemento adicional ao
trabalho docente, sim em um desenho pedagógico que incluí planejamento,
estruturação, aplicação e prática de experiências pedagógicas, otimização de
materiais didáticos, recursos e meios para a aprendizagem e estratégias
específicas que facilitem o processo de ensino.
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