domingo, 10 de setembro de 2017

Aplicativo para educação inclusiva que auxilia no aprendizado de alunos com necessidades especiais


O professor que trabalha com alunos com necessidades especiais enfrenta muitos desafios com cada um deles, independente de tratar-se de um grupo homogêneo (apenas com portadores de uma particular necessidade) ou heterogêneo (alunos com necessidades especiais e neurotípicos). Cada estudante tem diferentes necessidades, padrões de comportamento, talentos e desafios únicos. Por isso, o uso de aplicativos e outros recursos digitais podem trazer muitos benefícios à sala de aula. Eles podem auxiliar o professor a adaptar seu currículo sem tornar o processo tão demorado e difícil.

Ensinar é sem dúvida uma profissão com muitos desafios. Diariamente, os professores trabalham com vinte ou trinta alunos por sala de aula, cada turma com suas características e dificuldades. As escolas estão recebendo cada vez mais alunos com necessidades especiais e os professores precisam saber lidar com esses estudantes, porém muitas vezes sem ter tido uma formação específica para tal.

Professores de educação especial trabalham para garantir que seus alunos estejam recebendo a atenção que necessitam no ambiente certo, mas como todos os professores, nem sempre tem tempo de estarem sempre disponível para os alunos que precisam de uma atenção maior. Face a este problema, verifica-se hoje por meio da tecnologia (internet, etc.) o surgimento de algumas ferramentas que podem auxiliar em muito o trabalho do professor.

Maria da Silva, professora do 1º ano do ensino fundamental, que trabalha com alunos na faixa de 6 anos, recebeu este ano um estudante com TEA (Transtorno do Espectro Autista). Esta professora percebeu que a maior dificuldade do aluno era com a rotina e a transição das atividades. Por meio de pesquisa, ficou sabendo de um aplicativo desenvolvido por um Terapeuta Ocupacional em conjunto do pai de uma criança com autismo, cujo objetivo era desenvolver principalmente confiança e autonomia.

O aplicativo é o Minha Rotina Especial, disponível para dispositivos iOS e Android.  Ele foi pensado para ajudar na organização de crianças com autismo, paralisia cerebral, síndrome de Down, deficiência intelectual entre outras. Sua função é auxiliar na organização da rotina diária, mostrando as etapas de cada atividade.

O aplicativo tem sido usado em conjunto pela escola, terapeuta e familiares. A professora incluiu fotos da rotina diária, tornando-a visualmente organizada e clara, além disso, os pais do aluno gravaram áudios para no aplicativo, o que deixou o estudante seguro e à vontade para seguir a rotina da escola mesmo longe dos mesmos.

Dentre as principais vantagens do aplicativo está a que o estudante pode administrar sua rotina com fotografias e se reconhecer nelas e a facilidade de ser utilizado mesmo por crianças, como no caso do aluno do 1º ano. Ainda é possível antecipar possíveis imprevistos, por exemplo, inserindo fotos e informações sobre novos eventos e visitas para que o aluno não se desorganize com esses ocorridos. A desvantagem é que ele é pago, porém o preço não é alto, sua aquisição custa US$ 9.99 e não há custo mensal de assinatura.

Ferramentas digitais, se bem escolhidas, podem ser bons aliados para a educação. Os professores sempre buscam o melhor para seus alunos, e com a tecnologia, podem compartilhar experiências e aprender mais sobre necessidades especiais. O importante é procurar pontos fortes que desafiem os alunos. 

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