O USO DA LUPA ELETRÔNICA
COMO RECURSO PARA ALUNOS COM BAIXA VISÃO
Por Michelle Silveira Goulart, RU
1399339
Polo – PAP Porto Alegre (Zona Norte) –
Porto Alegre/RS
Data: 09/09/2017
Fonte:
Particular - Michelle Silveira Goulart
Alunos com baixa visão
das escolas municipais de São Leopoldo utilizam em sala de aula a lupa
eletrônica (tipo mouse) como recurso de ampliação de material didático
oferecido por professores em sala de aula. Esse recurso facilita o uso do livro
didático, dicionário, livros de literatura entre outros, que ainda não tenham
disponíveis a edição ampliada ou digital para ampliação na tela do computador
ou tablet.
De acordo com o
Instituto de Oftalmologia do Rio de Janeiro, a baixa visão ou visão subnormal “é quando há uma grande perda da visão (visão abaixo de 20% nos dois
olhos), mas com alguma funcionalidade preservada (ao contrário da cegueira).
Segundo Relatório o Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO), cerca de quatro
milhões de pessoas sofrem deste mal”.
Diante dessa realidade,
se destacam os avanços na tecnologia a cerca de melhorar o acesso às pessoas
com deficiência. Atualmente, existem inúmeros aplicativos e equipamentos a fim
de facilitar o desenvolvimento destes alunos na sua rotina diária e em sala de
aula, possibilitando maior acesso as atividades e conteúdos trabalhados no dia
a dia.
Segundo Berch e Machado
(2011), “a tecnologia assistiva apresenta uma área de conhecimento de
fundamental importância para as práticas de Atendimento Educacional
Especializado. A partir da tecnologia assistiva é possível alcançar um dos
maiores objetivos: garantir a participação dos alunos com deficiência nas
atividades da educação escolar”.
Por intermédio dessas
tecnologias, escolas da rede municipal de São Leopoldo que possuem Sala de
Recursos Multifuncional (SRM), tem a disposição um equipamento que auxilia os
alunos de baixa visão na realização de determinadas atividades. Além desses
recursos, outros equipamentos de tecnologia assistiva são disponibilizados
nesse espaço adquiridos de acordo com o Decreto Nº 7611/2011, que norteia a
disponibilidade de recursos materiais e mobiliários para atendimento das
crianças com necessidades especiais.
A professora responsável pela Sala de Recursos
oferece auxílio aos demais professores interessados na tecnologia que atuam em
sala de aula, auxiliares de apoio e para o próprio aluno nas atividades da SRM,
que ocorrem no contraturno escolar, para uso adequado do equipamento.
A ferramenta tecnológica
mais utilizada como apoio no uso de livros didáticos, dicionários, livros de
literatura, entre outros, é a lupa eletrônica que tem o formato de um mouse,
específico para crianças com baixa visão, em idade escolar. Esse aparelho pode
ser conectado a uma televisão ou computador, onde sua imagem pode ser ampliada
na tela, de acordo com a necessidade de cada um. O equipamento pode ser
utilizado em qualquer disciplina que possibilite o uso deste recurso a fim de
minimizar as barreiras para que o processo de aprendizagem transcorra da forma
mais tranquila possível.
O resultado é positivo e
os alunos utilizam tranquilamente, com o apoio dos professores e/ou auxiliares
de apoio pedagógico. A única queixa trazida é o espaço que ocupa por não
possuir em sala de aula o mobiliário adequado, sendo necessário utilizar-se de
duas classes para montagem e utilização do equipamento.
Observa-se uma participação mais ativa dos alunos com
deficiência e integração dos mesmos ao grupo. Eles conseguem desenvolver as
atividades tranquilamente sem defasagem ou prejuízo pedagógico. Através do
oferecimento de materiais alternativos para o desenvolvimento de tarefas, os
professores estão auxiliando seus alunos no desenvolvimento da sua autonomia e
autoestima, fazendo acreditarem que são capazes de seguir em frente.
importantissimo, maravilhoso texto sobre lupa eletronica para as crianças nas escolas
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