terça-feira, 12 de setembro de 2017

INOVANDO COM O ABC DO AUTISMO
Por Jaqueline Laguna Fontoura Rutkoski - RU: 1504798
Polo – Porto Alegre
Data: 10/09/2017

 

Um dos grandes problemas para inclusão social em sala de aula é a dificuldade de comunicação entre o professor e os alunos com Deficiência Intelectual. Devido a isso, muitos pesquisadores e criadores de softwares, resolveram criar o aplicativo ABC Autismo. Com quase 40 mil downloads registrados, este aplicativo auxilia muitas crianças e adolescentes autistas com dificuldade no processo de aprendizagem. É uma ferramenta desenvolvida por pesquisadores do Instituto Federal de Alagoas (Ifal). A coordenadora do projeto que desenvolveu este aplicativo, Mônica Ximenes explicou que a estrutura do ABC Autismo é baseada em quatro níveis de dificuldades. O aplicativo é utilizado pelo professor como um material de apoio, sem que o aluno se torne dependente, objetivo é proporcionar mais acessibilidade e despertar curiosidade em busca do conhecimento. Mônica ainda relata que quando a criança olha para a tarefa, a própria atividade já indica o que precisa ser feito. Então isso traz uma autonomia e uma independência para a criança, porque ela não precisa de ajuda para entender a proposta da tarefa, o que vai ajudar nas eventuais distrações. O objetivo principal deste aplicativo é atingir o aluno com autismo. Pois eles têm dificuldades visuais. E este aplicativo visa atingir os autistas com sinalizações visuais, e estimular este aspecto neles. O aplicativo foi testado na Associação de Amigos Autistas de Alagoas e obtiveram um bom resultado por causa da aceitação de jovens.
A ferramenta tecnológica juntamente com a mobilização da comunidade escolar, no sentido de repensar valores e posturas, deve ser valorizada cada vez mais nas instituições escolares. Pois além de facilitar bastante o processo de ensino aprendizagem, tanto para o aluno, quanto para o professor. Eles conseguiram assimilar com mais facilidade o conteúdo trabalhado o educador os atendeu de forma diferenciada apresentando como solução o aplicativo, promovendo o respeito às individualidades.
Este aplicativo será utilizado na E.M.E.F. Rosa Maria, na cidade de Gravataí, no RS. Será testado em dos computadores da Sala de Informática com os alunos autistas primeiramente. Depois dessa avaliação, se for condizente, daí então será ampliado a todos os computadores, para que todos os alunos tenham acesso também, valorizando o aplicativo ABC Autismo.  
Para os alunos com autismo deverá ser prazeroso usar o aplicativo, porque facilita a compreensão, e eles acabam aprendendo coisas de uma forma mais lúdica. O aplicativo facilita o aprendizado, desperta o interesse, e tudo de forma autônoma.
O autismo é uma condição geral para um grupo de desordens complexas do desenvolvimento do cérebro, antes, durante ou logo após o nascimento. Esses distúrbios se caracterizam pela dificuldade na comunicação social e comportamentos repetitivos. Mas isso varia para cada indivíduo ao longo do seu desenvolvimento. Assim, essas diferenças são visíveis desde seu nascimento ou podem aparecer ao longo do seu desenvolvimento.
O uso deste aplicativo é um passo importantíssimo para a evolução e fortalecimento da educação inclusiva em nosso país. Devemos dar condições de acesso à cultura literária para aqueles que por algum motivo, foram privados de suas capacidades sensoriais, cognitivas ou motoras. Embora a inclusão e acessibilidade sejam prioridades na educação atual, ainda é difícil encontrar prática realmente inclusiva para estudantes com deficiência.

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