domingo, 10 de setembro de 2017

GENIUS! O BRINQUEDO EM FORMA DE SOFTWARE NA EDUCAÇÃO INCLUSIVA.

Melyssa Woituski RU: 1574617
Polo: Porto Alegre – Zona Norte

10/09/2017

           

            Construir vínculo com crianças que possuem Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) é uma tarefa difícil. Professores de música e musicoterapeutas de escolas da prefeitura de Porto Alegre – RS, desde 2016, junto com a sala de recursos estão utilizando a tecnologia para estimular o desenvolvimento, a ordem, a organização e a interação social de crianças com TEA. Softwares de música vêm sido utilizados na educação para a inclusão de alunos com TEA.
            Estes professores vêm trazendo estratégias da musicoterapia músico-centrada para criar vínculo afetivo com as crianças. Esse modelo de atividade musical promove o avanço do processo de expressão, comunicação e descarga emocional através do estímulo musical e sonoro.
            No último seminário de escolas dos Altos do Partenon, a professora de música da escola Morro da Cruz (POA-RS) apresentou o seu trabalho desenvolvido com o software GenVirtual, que permite a utilização da terapia por meio da música para estimular a atenção, a concentração e a memorização de cores e sons para ajudar no aprendizado motor das crianças com TEA. Este software é simples e necessita apenas um computador com áudio, webcam e impressora. Esse software é baseado no jogo Genius e desenvolve em uma superfície quadrados de papel com os nomes das notas musicais que são distribuídas, a criança vai tocando no papel e o computador emitindo a nota musical correspondente. No computador, cubos coloridos vão aparecendo sobre a imagem real. Através desses cubos uma sequência musical vai aparecendo para a criança ir tocando. 
            Softwares de criação musical têm sido utilizados no espaço de inclusão oferecendo um melhor conforto no ambiente escolar. Nesse método de musicoterapia os usos de tecnologias são utilizados para estabelecer a inclusão com essas crianças. A construção dessas mídias tem sido um canal facilitador na comunicação e vem proporcionando uma nova maneira de trabalhar a inclusão escolar na rede municipal de Porto Alegre.

0 comentários:

Postar um comentário