Melyssa Woituski RU: 1574617
Polo: Porto Alegre – Zona
Norte
10/09/2017
Construir vínculo com crianças que possuem Transtorno do
Espectro do Autismo (TEA) é uma tarefa difícil. Professores de música e
musicoterapeutas de escolas da prefeitura de Porto Alegre – RS, desde 2016, junto
com a sala de recursos estão utilizando a tecnologia para estimular o
desenvolvimento, a ordem, a organização e a interação social de crianças com
TEA. Softwares de música vêm sido utilizados na educação para a inclusão de
alunos com TEA.
Estes professores vêm trazendo estratégias da
musicoterapia músico-centrada para criar vínculo afetivo com as crianças. Esse
modelo de atividade musical promove o avanço do processo de expressão,
comunicação e descarga emocional através do estímulo musical e sonoro.
No último seminário de escolas dos Altos do Partenon, a
professora de música da escola Morro da Cruz (POA-RS) apresentou o seu trabalho
desenvolvido com o software GenVirtual, que permite a utilização da terapia por meio da música
para estimular a atenção, a concentração e a memorização de cores e sons para
ajudar no aprendizado motor das crianças com TEA. Este software é simples e
necessita apenas um computador com áudio, webcam e impressora. Esse software é
baseado no jogo Genius e desenvolve em uma superfície quadrados de papel com os
nomes das notas musicais que são distribuídas, a criança vai tocando no papel e
o computador emitindo a nota musical correspondente. No computador, cubos
coloridos vão aparecendo sobre a imagem real. Através desses cubos uma sequência
musical vai aparecendo para a criança ir tocando.
Softwares de criação musical têm
sido utilizados no espaço de inclusão oferecendo um melhor conforto no ambiente
escolar. Nesse método de musicoterapia os usos de tecnologias são utilizados
para estabelecer a inclusão com essas crianças. A construção dessas mídias tem
sido um canal facilitador na comunicação e vem proporcionando uma nova maneira
de trabalhar a inclusão escolar na rede municipal de Porto Alegre.
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