GCOMPRIS: A INCLUSÃO
ATRAVÉS DO SOFTWARE LIVRE
Por - Regina Souza dos Santos
Polo – Zona Norte Porto Alegre
Data - 10/09/2017
Fonte:
telecentro e informática brumadinho
O aplicativo Gcompris pode contribuir no processo
ensino-aprendizagem dos alunos, mas é também uma ferramenta na qual os
professores podem conseguir grandes resultados com alunos com dificuldades
cognitivas.
Segundo Marina Almeida, Psicóloga
Clínica e Escolar “Atualmente 87% das crianças com deficiência intelectual são
apenas um pouco mais lentas do que a maioria das outras crianças na
aprendizagem e aquisição de novas competências. Muitas vezes, é mesmo difícil
distingui-las de outras crianças com problemas de aprendizagem sem deficiência
intelectual, sobretudo nos primeiros anos de escola. O que distingue umas das
outras é o fato de que o deficiente intelectual não deixa de realizar e
consolidar aprendizagens, mesmo quando ainda não possui as competências adequadas
para integrá-las harmoniosamente no conjunto dos seus conhecimentos”,
Durante suas atividades a professora de séries iniciais
Ana Lúcia, da escola São Francisco da cidade de Alvorada, RS, sentiu
necessidade de propor atividades mais atrativas e aos alunos com dificuldades
de aprendizagem e foi na sala de recursos que descobriu o aplicativo
Gcompris e aprendeu a usar as
ferramentas deste software livre. Sendo a proposta para o uso do aplicativo
Gcompris estimular o aprendizado e incluir os alunos com dificuldades
cognitivas no ambiente escolar. Os
alunos são atendidos duas vezes por semana, sendo uma hora de atendimento
individualmente e outra de forma coletiva, desenvolvendo habilidades cognitivas
que envolvem a leitura e escrita, superando dificuldades viso – motoras.
O software educacional GCompris, é uma
software livre de aplicações educacionais que compreende numerosas atividades
para crianças de idade entre 2 e 10,
possibilitando a qualquer pessoa o acesso ao código fonte podendo
estudá-lo ou alterá-lo, sendo focado
para o aprendizado de crianças na fase de ensino fundamental. Atualmente este software possui cerca de 100 aplicativos
que estão divididos em categorias, como: descoberta do computador, álgebra,
ciências, geografia, jogos, leitura, dentre outros. De origem francesa,
Gcompris (significa eu compreendi), já foi traduzido para 30 línguas inclusive
o português do Brasil. Em 24 de Maio de
2003 venceu na categoria “programas educativos” no concurso internacional de
programas livres, como a
melhor ferramenta motivacional e educativa do ano. Ele está disponível para download
no site: (http://gcompris.net/-pt-br-) para o sistema operacional Windows e
Mac. Não necessariamente é preciso preencher cadastro requisitado para baixar,
basta apenas clicar em download e executar sucessivamente. No Linux
Educacional, o software já compreende como um suíte de pacotes inclusos nos
programas educacionais pelo MEC.
A ação lúdica proposta por meio do
Gcompris possibilita e favorece as relações interpessoais entre educador e
educando, proporcionando uma aprendizagem significativa, onde aluno tem acesso a ferramentas
multimídia educativas, sendo viável tratar sobre diversos assuntos vistos em
sala de aula. Um exemplo é atividade “nome da imagem” onde é mostrada a figura
e a criança tem que clicar nas letras em desalinho para formar a palavra. Outra atividade a criança cria um desenho ou animação, movimentando e clicando com o
mouse. Na tela, encontram-se as opções de cor, quadrado, retângulos, elipse,
linhas, carimbos, borracha (caso a criança queira apagar algo), lápis para
desenhar livremente, entre outros.
É importante que as atividades
escolhidas promovam a interação entre as crianças de forma lúdica e prazerosa
contribuindo para o seu desenvolvimento. O aplicativo apresenta jogos onde a criança pode aprender as cores,
quantidades, desenvolve habilidades de percepção, análise e síntese visual, habilidades
linguísticas, como por exemplo: nomear os objetos e as cores,
habilidades de leitura e escrita e de raciocínio lógico (jogos de
memória, tangram , quebra-cabeças dentre outros).
‘’Um dos papéis importantes do docente é
auxiliar o aluno e capacitá-lo para a inclusão digital de forma significativa. “A união das possibilidades com o uso
do Gcompris— escrita, leitura, partilha, imagem e som em uma única página
navegável, colaboração — pode ser feita por todos que tenham acesso à rede de
computadores”, complementa a professora Ana Lúcia.
Dessa forma, a mediação pedagógica se faz necessária para
que o aluno saia da sala de aula com plena capacidade de usufruir das
possibilidades que o universo digital oferece.
Ana Lúcia ressalta que; ‘’Embora as tecnologias tenham um papel importante no
ensino-aprendizagem, sempre será necessário um professor para dar conhecimento
científico aos alunos, propiciar aos alunos a mediação do conhecimento, e que
também é importante aos professores e
gestores se capacitarem para dinamizar os vários processos do uso do software além de fornecer uma infraestrutura capaz
de dar suporte no uso desses
recursos.’’
O avanço da tecnologia está
contribuindo cada vez mais para a inclusão de alunos com deficiência, pois os
softwares livres ampliam as habilidades funcionais das crianças, tornando-se
uma ferramenta útil para a independência e o autoaprendizado, deixando-o divertido e interessante.
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