domingo, 10 de setembro de 2017


GCOMPRIS: A INCLUSÃO ATRAVÉS DO SOFTWARE LIVRE
Por - Regina Souza dos Santos
Polo – Zona Norte Porto Alegre
Data - 10/09/2017

Fonte: telecentro e informática brumadinho
O aplicativo Gcompris pode contribuir no processo ensino-aprendizagem dos alunos, mas é também uma ferramenta na qual os professores podem conseguir grandes resultados com alunos com dificuldades cognitivas.
Segundo Marina Almeida, Psicóloga Clínica e Escolar “Atualmente 87% das crianças com deficiência intelectual são apenas um pouco mais lentas do que a maioria das outras crianças na aprendizagem e aquisição de novas competências. Muitas vezes, é mesmo difícil distingui-las de outras crianças com problemas de aprendizagem sem deficiência intelectual, sobretudo nos primeiros anos de escola. O que distingue umas das outras é o fato de que o deficiente intelectual não deixa de realizar e consolidar aprendizagens, mesmo quando ainda não possui as competências adequadas para integrá-las harmoniosamente no conjunto dos seus conhecimentos”,
Durante suas atividades a professora de séries iniciais Ana Lúcia, da escola São Francisco da cidade de Alvorada, RS, sentiu necessidade de propor atividades mais atrativas e aos alunos com dificuldades de aprendizagem e foi na sala de recursos que descobriu o aplicativo Gcompris  e aprendeu a usar as ferramentas deste software livre. Sendo a proposta para o uso do aplicativo Gcompris estimular o aprendizado e incluir os alunos com dificuldades cognitivas no ambiente escolar. Os alunos são atendidos duas vezes por semana, sendo uma hora de atendimento individualmente e outra de forma coletiva, desenvolvendo habilidades cognitivas que envolvem a leitura e escrita, superando dificuldades viso – motoras.
O software educacional GCompris, é uma software livre de aplicações educacionais que compreende numerosas atividades para crianças de idade entre 2 e 10,  possibilitando a qualquer pessoa o acesso ao código fonte podendo estudá-lo ou alterá-lo, sendo  focado para o aprendizado de crianças na fase de ensino fundamental. Atualmente este software possui cerca de 100 aplicativos que estão divididos em categorias, como: descoberta do computador, álgebra, ciências, geografia, jogos, leitura, dentre outros. De origem francesa, Gcompris (significa eu compreendi), já foi traduzido para 30 línguas inclusive o português do Brasil. Em 24 de Maio de 2003 venceu na categoria “programas educativos” no concurso internacional de programas livres, como a melhor ferramenta motivacional e educativa do ano. Ele está disponível para download no site: (http://gcompris.net/-pt-br-) para o sistema operacional Windows e Mac. Não necessariamente é preciso preencher cadastro requisitado para baixar, basta apenas clicar em download e executar sucessivamente. No Linux Educacional, o software já compreende como um suíte de pacotes inclusos nos programas educacionais pelo MEC.

A ação lúdica proposta por meio do Gcompris possibilita e favorece as relações interpessoais entre educador e educando, proporcionando uma aprendizagem significativa, onde aluno tem acesso a ferramentas multimídia educativas, sendo viável tratar sobre diversos assuntos vistos em sala de aula. Um exemplo é atividade “nome da imagem” onde é mostrada a figura e a criança tem que clicar nas letras em desalinho para formar a palavra. Outra atividade a criança cria um desenho ou  animação, movimentando e clicando com o mouse. Na tela, encontram-se as opções de cor, quadrado, retângulos, elipse, linhas, carimbos, borracha (caso a criança queira apagar algo), lápis para desenhar livremente, entre outros.

É importante que as atividades escolhidas promovam a interação entre as crianças de forma lúdica e prazerosa contribuindo para o seu desenvolvimento. O aplicativo apresenta jogos onde a criança pode aprender as cores, quantidades, desenvolve habilidades de percepção, análise e síntese visual, habilidades linguísticas, como por exemplo: nomear os objetos e as cores,  habilidades de leitura e escrita e de raciocínio lógico (jogos de memória, tangram , quebra-cabeças dentre outros).
‘’Um dos papéis importantes do docente é auxiliar o aluno e capacitá-lo para a inclusão digital de forma significativa. “A união das possibilidades com o uso do Gcompris— escrita, leitura, partilha, imagem e som em uma única página navegável, colaboração — pode ser feita por todos que tenham acesso à rede de computadores”, complementa a professora Ana Lúcia.
Dessa forma, a mediação pedagógica se faz necessária para que o aluno saia da sala de aula com plena capacidade de usufruir das possibilidades que o universo digital oferece.
Ana Lúcia ressalta que; ‘’Embora as tecnologias tenham um papel importante no ensino-aprendizagem, sempre será necessário um professor para dar conhecimento científico aos alunos, propiciar aos alunos a mediação do conhecimento, e que também é importante aos professores e gestores se capacitarem para dinamizar os vários processos do uso do software além de fornecer uma infraestrutura capaz de dar suporte no uso desses recursos.’’
O avanço da tecnologia está contribuindo cada vez mais para a inclusão de alunos com deficiência, pois os softwares livres ampliam as habilidades funcionais das crianças, tornando-se uma ferramenta útil para a independência e o autoaprendizado, deixando-o divertido e interessante.

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