Por Karine Leal Peres RU 1797873
Polo Zona Norte – Cidade Porto Alegre
Data
28/08/2017
Fonte:
http://playtable.com.br/blog/salas-multifuncionais-estruturas-acessiveis-e-inclusivas-nas-escolas/
Inclusão é aceitar as
pessoas como elas são. Não importa a classe social, cor, condições físicas ou
psicológicas. Vivemos um tempo de transformações curriculares, em que não é o
aluno que tem que se adaptar a escola, mas sim a escola adaptar-se ao aluno. As
escolas, atualmente, estão se ajustando tanto na parte pedagógica como na
estrutural para receber esse tipo de atendimento especial.
A tecnologia vem sendo
trabalhada nos últimos tempos como uma ferramenta de estímulo ao aprendizado e
inclusão de deficientes no ambiente escolar. Ao escolher alguma ferramenta para
trabalhar na sala de aula com alunos deficientes, o professor tem que escolher uma
que promova a interação entre as crianças e desenvolva sua capacidade, tanto
motora como intelectual. A ludicidade tem um papel importante na educação e socialização
das crianças. Uma alternativa que está dando certos em algumas escolas é o uso
da Playtable.
Ela é uma mesa digital
interativa e multidisciplinar, onde o objetivo é educar e integrar crianças maiores
de três anos ao ambiente escolar. A Playtable desenvolve a coordenação motora e
as habilidades cognitivas. O aluno com deficiência tem a oportunidade de
brincar e aprender ao mesmo tempo. A tela com tecnologia infrared reconhece o
toque humano e também de objetos de plástico, metal e feltro. Os níveis de
aprendizado são de fácil, normal e avançado, auxiliando no desenvolvimento do
aluno.
Embora a mesa digital
não seja a realidade para todos, a escola Municipal Adelaide Starke, de
Blumenau - SC, foi a escolhida para o projeto piloto em inclusão com a mesa
digital. A escola atende cerca de 30 crianças com algum tipo de deficiência.
Até a chegada da mesa digital, o atendimento tinha que ser individual. Como o
novo recurso, as crianças poderão ser atendidas em grupo, sem perder qualidade.
A partir dos aplicativos
que a Playtable oferece as crianças podem compartilhar com amigos suas
atividades. Sua tecnologia auxilia a educação de crianças com diferentes tipos
de deficiência, como autismo, síndrome de Down, déficit de atenção,
hiperatividade, surdez, deficiências motoras, entre outros. Entre os maiores
benefícios que podemos citar:
- Desenvolvimento Social: atividades compartilhadas incluindo crianças dentro do ambiente escolar, independente de qual seja sua deficiência.
- Desenvolvimento Cognitivo: montagens de peças, cálculos simples e complexos usando figuras diversas, percepção visual e auditiva.
- Desenvolvimento Motor: movimentos de coordenação motora, com uso de pincéis para pintar figuras que aparecem na tela da mesa.
- Desenvolvimento Emocional: aprimoram a tomada de decisões, paciência e principalmente a atenção, que dificilmente é conquistada em uma aula convencional.
- Desenvolvimento Curricular: atividades baseadas no currículo do MEC. A alfabetização se tornou viável para casos impossíveis nos métodos tradicionais.
Em relação à educação
inclusiva, ainda temos muito a melhorar, porém, se construirmos uma ponte de
apoio para incentivá-los, todos se sentirão independentes e terão um melhor
convívio social. Precisamos demonstrar o respeito, a compreensão, o carinho com
o próximo. Nada fazemos sozinhos somos dependentes um do outro, temos que viver
a diferença. A inclusão deve ser aceita sem diferenças.
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