segunda-feira, 28 de agosto de 2017

Inclusão de Alunos Especiais através da Mesa Digital

Por Karine Leal Peres RU 1797873
Polo Zona Norte – Cidade Porto Alegre
Data 28/08/2017


Fonte: http://playtable.com.br/blog/salas-multifuncionais-estruturas-acessiveis-e-inclusivas-nas-escolas/

Inclusão é aceitar as pessoas como elas são. Não importa a classe social, cor, condições físicas ou psicológicas. Vivemos um tempo de transformações curriculares, em que não é o aluno que tem que se adaptar a escola, mas sim a escola adaptar-se ao aluno. As escolas, atualmente, estão se ajustando tanto na parte pedagógica como na estrutural para receber esse tipo de atendimento especial.

A tecnologia vem sendo trabalhada nos últimos tempos como uma ferramenta de estímulo ao aprendizado e inclusão de deficientes no ambiente escolar. Ao escolher alguma ferramenta para trabalhar na sala de aula com alunos deficientes, o professor tem que escolher uma que promova a interação entre as crianças e desenvolva sua capacidade, tanto motora como intelectual. A ludicidade tem um papel importante na educação e socialização das crianças. Uma alternativa que está dando certos em algumas escolas é o uso da Playtable.

Ela é uma mesa digital interativa e multidisciplinar, onde o objetivo é educar e integrar crianças maiores de três anos ao ambiente escolar. A Playtable desenvolve a coordenação motora e as habilidades cognitivas. O aluno com deficiência tem a oportunidade de brincar e aprender ao mesmo tempo. A tela com tecnologia infrared reconhece o toque humano e também de objetos de plástico, metal e feltro. Os níveis de aprendizado são de fácil, normal e avançado, auxiliando no desenvolvimento do aluno.

Embora a mesa digital não seja a realidade para todos, a escola Municipal Adelaide Starke, de Blumenau - SC, foi a escolhida para o projeto piloto em inclusão com a mesa digital. A escola atende cerca de 30 crianças com algum tipo de deficiência. Até a chegada da mesa digital, o atendimento tinha que ser individual. Como o novo recurso, as crianças poderão ser atendidas em grupo, sem perder qualidade.

A partir dos aplicativos que a Playtable oferece as crianças podem compartilhar com amigos suas atividades. Sua tecnologia auxilia a educação de crianças com diferentes tipos de deficiência, como autismo, síndrome de Down, déficit de atenção, hiperatividade, surdez, deficiências motoras, entre outros. Entre os maiores benefícios que podemos citar:
  • Desenvolvimento Social: atividades compartilhadas incluindo crianças dentro do ambiente escolar, independente de qual seja sua deficiência.
  • Desenvolvimento Cognitivo: montagens de peças, cálculos simples e complexos usando figuras diversas, percepção visual e auditiva.
  • Desenvolvimento Motor: movimentos de coordenação motora, com uso de pincéis para pintar figuras que aparecem na tela da mesa.
  • Desenvolvimento Emocional: aprimoram a tomada de decisões, paciência e principalmente a atenção, que dificilmente é conquistada em uma aula convencional.
  • Desenvolvimento Curricular: atividades baseadas no currículo do MEC. A alfabetização se tornou viável para casos impossíveis nos métodos tradicionais.

Em relação à educação inclusiva, ainda temos muito a melhorar, porém, se construirmos uma ponte de apoio para incentivá-los, todos se sentirão independentes e terão um melhor convívio social. Precisamos demonstrar o respeito, a compreensão, o carinho com o próximo. Nada fazemos sozinhos somos dependentes um do outro, temos que viver a diferença. A inclusão deve ser aceita sem diferenças.

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