quinta-feira, 31 de agosto de 2017





IBRAILLER NOTES: O DESAFIO DA INCLUSÃO DE DEFICIENTES VISUAIS

Por Jórgea Fisch
Polo Porto alegre – Zona Norte

Data 30/08/2017

                                                                                    

                                           
Fonte: http://www.techtudo.com.br/noticias/noticia/2015/01/ibrailler-notes-traz-teclado-especial-no-ipad-para-deficientes-visuais.html


É um direito do aluno, mesmo com alguma deficiência, aprender. Porém, para que este aprendizado ocorra é preciso que a escola se adapte as suas necessidades. O objetivo da Educação Inclusiva é que a estes alunos com deficiência lhes sejam dadas condições apropriadas, tais como ambientes cada vez menos restritivo e comprometido com a remodelação escolar e social. Segundo Sassaki, (1997), a inclusão social é uma adaptação do portador de deficiência e a sociedade tendo em vista que ambos tenham as mesmas oportunidades.

De acordo com o Instituto do Ministério da Educação, existem mais de 70.866 mil alunos com deficiência visual matriculados em escolas de ensino regular nas classes comuns, porém somente 6.104 mil frequentam escolas inclusivas. Por falta de recursos, o sistema educacional brasileiro oferece aos deficientes professores sem conhecimento do sistema de leitura e escrita em Braille, salas de aula sem máquina de escrever em Braille e tem carência de livros escolares e materiais pedagógicos adaptados em Braille, o que tornam os alunos de deficiência visual meros ouvintes.

A inclusão de deficientes visuais ainda é um desfio. Embora a preparação de profissionais ainda esteja a desejar, pois os professores necessitam de formação continuada para lidar com a inclusão, já podemos perceber alguns avanços no campo educacional, pois já contamos com alguns materiais para desenvolver melhor a aprendizagem destes alunos. Assim como todos os alunos, os com deficiência também precisam de atividades individuais e em grupos, onde possam socializar com os demais. 

Para estudar, seja na escola regular ou na escola especial, os deficientes visuais contam com um grande aliado: a tecnologia. São aplicativos desenvolvidos justamente para atender à realidade desse público, o que facilita e muito o aprendizado e a inclusão desses alunos.

Através de um projeto, o doutorando do Sri Lanka na Universidade de Stanford criou o iBrailler Notes. É um aplicativo gratuito para os deficientes visuais que não só permite criar e compartilhar notas em braile, mas também cortar, colar e editar. O app funciona de uma forma simples: o usuário precisa segurar as pontas dos dedos em qualquer lugar da superfície de vidro do iPad e o aplicativo desenha as chaves para o alfabeto Braille. Igualmente como no alfabeto convencional Braille, o iBrailler usa uma série de oito chaves, uma para cada dedo. Se o deficiente visual perder o domínio das chaves, a recalibração é tão fácil quanto levantar as mãos fora do vidro e colocá-las novamente no iPad. O aplicativo redireciona automaticamente as chaves para as pontas dos dedos. O único inconveniente é que o aplicativo pode travar.

A maioria dos alunos só tem contato com a escrita no período escolar, pois o sistema Braille não faz parte do dia a dia das famílias. Apesar de ser ainda pouco usado no sistema público de ensino no Brasil, o iBrailler pode ser uma ferramenta muito útil nas escolas. Pode ser usado em quase todas as disciplinas desde o ensino fundamental até a universidade, pois pode ajudar o aluno com deficiência visual tanto na leitura, quanto na escrita de textos.

Atualmente, mesmo diante de tantos obstáculos que os deficientes enfrentam, com esforço do professor, da família, do aluno e com ajuda extra como a qual citamos acima, fica plenamente possível fazer a inclusão de um portador de deficiência visual na escola. 



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