A tecnologia está cada vez sendo mais utilizada em sala
de aula no ensino de alunos com deficiência visual, colaborando significativamente
para o desenvolvimento intelectual e social.
Vários são os recursos tecnológicos que tem sido
utilizados, tais como: Livro didático adaptado, Livro falado, Sistema Dosvox(
sistema da linha PC que consegue se comunicar com o usuário através de síntese
de voz), Recursos Táteis e Recursos de Áudio que ampliam o desenvolvimento e o
aprendizado. A informática adaptada para o aluno com deficiência visual disponibiliza
três programas: os leitores de tela, os ampliadores de tela e os
digitalizadores de texto que permitem . É sabido
que os softwares são de graça, sem custo, sendo necessário apenas baixar o
programa e usar. No ensino de alunos com baixa visão ou cegos, o uso da
tecnologia possibilita um melhor rendimento. Mas não se trata somente de um
meio de viabilizar a aprender mais, mas de simplesmente aprender, pois torna-se
difícil ensinar nessas condições sem os recursos atualmente disponíveis.
A Escola Particular Santa Rita de Cássia, situada em
Porto Alegre/RS, implementou em suas salas de aula computadores com softwares sintetizadores
de voz e ampliadores de telas para que o
aluno consiga se comunicar ao realizar suas tarefas de forma independente. O
sistema utilizado é o Dosvox. É uma ferramenta de grande utilidade, com acesso gratuito,
disponibilizada na internet e que colabora para as pessoas com deficiência
visual desenvolverem várias tarefas no ambiente escolar. Sua aplicabilidade
envolve a forma escrita e sonora, mas é bastante alternativo, pois possui:
sistema de síntese de fala, editor, leitor, impressor, jogos, ampliadores de
tela, etc. A maioria das mensagens são gravadas em voz humana, talvez seja esse
um dos motivos que torna o Dosvox o software mais indicado para pessoas que
estão começando a fazer o uso de computadores. Esse mecanismo com diversos
recursos possibilita que o deficiente acompanhe o ritmo dos demais colegas
através do computador, tornando-o mais independente, o que acaba por motivá-lo.
O Dosvox é um exemplo de que os recursos de
acessibilidade são um facilitador no aprendizado por viabilizarem a interação
dos alunos com deficiência com os demais possibilitando a troca de informações
e exposição de opinião, o que leva a uma real inclusão.
A partir do uso da tecnologia como um facilitador no
aprendizado, a Professora Roberta Rossi, do 4 ano D, turno da tarde, faixa
etária 09 aos 11 anos, verificou que os alunos evoluíram muito no seu
aprendizado. Houve uma melhora significativa no desenvolvimento cognitivo, o
que a fez concluir que o equipamento contribuiu para o estímulo ao aprendizado.
O aplicativo foi utilizado em diversas aulas, pois a
professora ministra mais de uma disciplina. O mecanismo proporcionou uma
dinâmica que resultou inclusive em alegria no aprendizado, melhorando a
autoestima, principalmente por tornarem-se participativos, proporcionando dessa
forma atingir os seus objetivos.
Verificou-se
que os recursos tecnológicos disponíveis devem ser utilizados, pois contribuem
de forma significativa para atingir os objetivos a seguir: evolução social,
cultural, intelectual e melhor desempenho no aprendizado dos alunos com
deficiência visual.
Não
foram identificados pontos negativos. A eficácia dos métodos informatizados
inclusivos tem mudado o ensino de uma forma colaborativa, somando de forma
positiva.
A educação de pessoas com deficiência estará sempre em
transformação, já que envolve adaptação. Os recursos e o currículo pedagógico tendem
a serem constantemente adaptados, pois há a necessidade da criação de métodos
de ensino que façam com que as diferenças não sejam um obstáculo, um
dificultador. A inclusão é um processo na educação escolar que atualmente
envolve superar limites, conectar o ensino dos que tem dificuldades com os que
não tem. Ainda é um campo de estudo bastante promissor. Os resultados do que
foi criado até o momento tem feito a diferença, mas muito ainda pode ser desenvolvido em termos de tecnologia para o ensino de
deficientes.
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