sexta-feira, 11 de agosto de 2017

A Tecnologia como Contribuição para a Inclusão de Alunos com Deficiência Visual











A tecnologia está cada vez sendo mais utilizada em sala de aula no ensino de alunos com deficiência visual, colaborando significativamente para o desenvolvimento intelectual e social.
Vários são os recursos tecnológicos que tem sido utilizados, tais como: Livro didático adaptado, Livro falado, Sistema Dosvox( sistema da linha PC que consegue se comunicar com o usuário através de síntese de voz), Recursos Táteis e Recursos de Áudio que ampliam o desenvolvimento e o aprendizado. A informática adaptada para o aluno com deficiência visual disponibiliza três programas: os leitores de tela, os ampliadores de tela e os digitalizadores de texto que permitem . É sabido que os softwares são de graça, sem custo, sendo necessário apenas baixar o programa e usar. No ensino de alunos com baixa visão ou cegos, o uso da tecnologia possibilita um melhor rendimento. Mas não se trata somente de um meio de viabilizar a aprender mais, mas de simplesmente aprender, pois torna-se difícil ensinar nessas condições sem os recursos atualmente disponíveis.
A Escola Particular Santa Rita de Cássia, situada em Porto Alegre/RS, implementou em suas salas de aula computadores com softwares sintetizadores de voz  e ampliadores de telas para que o aluno consiga se comunicar ao realizar suas tarefas de forma independente. O sistema utilizado é o Dosvox. É uma ferramenta de grande utilidade, com acesso gratuito, disponibilizada na internet e que colabora para as pessoas com deficiência visual desenvolverem várias tarefas no ambiente escolar. Sua aplicabilidade envolve a forma escrita e sonora, mas é bastante alternativo, pois possui: sistema de síntese de fala, editor, leitor, impressor, jogos, ampliadores de tela, etc. A maioria das mensagens são gravadas em voz humana, talvez seja esse um dos motivos que torna o Dosvox o software mais indicado para pessoas que estão começando a fazer o uso de computadores. Esse mecanismo com diversos recursos possibilita que o deficiente acompanhe o ritmo dos demais colegas através do computador, tornando-o mais independente, o que acaba por motivá-lo.
O Dosvox é um exemplo de que os recursos de acessibilidade são um facilitador no aprendizado por viabilizarem a interação dos alunos com deficiência com os demais possibilitando a troca de informações e exposição de opinião, o que leva a uma real inclusão.
A partir do uso da tecnologia como um facilitador no aprendizado, a Professora Roberta Rossi, do 4 ano D, turno da tarde, faixa etária 09 aos 11 anos, verificou que os alunos evoluíram muito no seu aprendizado. Houve uma melhora significativa no desenvolvimento cognitivo, o que a fez concluir que o equipamento contribuiu para o estímulo ao aprendizado.
O aplicativo foi utilizado em diversas aulas, pois a professora ministra mais de uma disciplina. O mecanismo proporcionou uma dinâmica que resultou inclusive em alegria no aprendizado, melhorando a autoestima, principalmente por tornarem-se participativos, proporcionando dessa forma atingir os seus objetivos.
Verificou-se que os recursos tecnológicos disponíveis devem ser utilizados, pois contribuem de forma significativa para atingir os objetivos a seguir: evolução social, cultural, intelectual e melhor desempenho no aprendizado dos alunos com deficiência visual.

Não foram identificados pontos negativos. A eficácia dos métodos informatizados inclusivos tem mudado o ensino de uma forma colaborativa, somando de forma positiva.
A educação de pessoas com deficiência estará sempre em transformação, já que envolve adaptação. Os recursos e o currículo pedagógico tendem a serem constantemente adaptados, pois há a necessidade da criação de métodos de ensino que façam com que as diferenças não sejam um obstáculo, um dificultador. A inclusão é um processo na educação escolar que atualmente envolve superar limites, conectar o ensino dos que tem dificuldades com os que não tem. Ainda é um campo de estudo bastante promissor. Os resultados do que foi criado até o momento tem feito a diferença, mas muito ainda pode ser desenvolvido em termos de tecnologia para o ensino de deficientes.

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