Você já deve ter se perguntado: O que é uma Wiki(pédia)? As Wikis são projetos que visam à colaboração de diversos usuários para a construção de conteúdos enciclopédicos e de conhecimento mútuo. A mais famosa, a Wikipédia, criada em 2001, iniciou todo o conceito de criação colaborativa e seu foco principal está na construção de uma 'biblioteca' virtual do mundo todo.
Mas, então, o que é uma Wiki Educacional e por que as escolas deveriam ter uma? Primeiramente uma Wiki Educacional muda alguns conceitos e acrescenta uma série de benesses na educação; a primeira dessas benesses é a inclusão digital, a valorização dos professores que dominam tecnologias básicas, dentre elas as Licenciaturas em Informática; a interação multidisciplinar em: Língua Portuguesa, História, Matemática, Artes, Geografia, Biologia, Filosofia, Sociologia, etc. Muda o conceito de Professor e entra o Mentor. Esse profissional capacitado auxilia os alunos a construir os conhecimentos e as interpretações de mundo através da informática, da pesquisa, da consulta e da reescrita das mais diversas atividades educacionais.
Por outro lado, ganham os alunos que, divididos em grupos, aprendem técnicas de linguagem de programação, iniciação científica, metodologia de desenvolvimento de projetos, diagramação, pesquisa e desenvolvimento de produtos, trabalho em equipe, organização e preparo de materiais, entre outras formas de estudos e experiências mais adequadas a realidade social. Por ser um projeto de longa duração, o ideal é que ele inicie com os alunos mais velhos, que já dominam certo grau de disciplina, organização e discernimento, enquanto os mais jovens são preparados para realizar as modificações e fazer as novas criações de uma Wiki Educacional.
E o Professor? Qual seu papel? O professor, também como mentor, auxilia os alunos na pesquisa de materiais, produzindo sempre algo novo, como a releitura de textos encontrados nos livros de cada disciplina ou uma nova interpretação para os problemas matemáticos, ou ainda, repensar questões sociais através da filosofia e sociologia. É fato que o professor não se ausenta desse processo, pois ele detém a especialidade para trabalhar a disciplina na qual domina. Mudaria para esse profissional a forma de ensinar, explicar, desenvolver as atividades. Claro que para isso ocorrer, o professor tem de estar disposto a repensar o modo como leciona e percebe o uso das tecnologias.
Plágio e Ineditismo
Com as Wikis Educacionais o conhecimento e o aprendizado melhoram muito porque seu processo consiste na criação de materiais inéditos, o que envolve também as discussões que os alunos realizam sobre cada tema. Vale ressaltar que, muitas vezes, o plágio existe e continuará existindo, já que ele geralmente se vale de trechos das mais diversas obras. Contudo, há boa possibilidade de ele ser menor, havendo pouco material copiado e abrindo espaço para conteúdos melhor fundamentados e bem parafraseados, e tudo isso com auxilio dos professores. Um novo olhar para educação.
Há diversos benefícios que as Wikis Educacionais trazem às aulas, pois são contempladas pela aliança da tecnologia, educação e internet, além disso, seria o fim dos laboratórios de informática ociosos e se complementaria como turno integral. Espera-se que esse incentivo seja espalhado por toda a rede de educação, já que ela encoraja escola, professores e alunos a fazer uma nova discussão sobre o ensino e traz resultados significativos para o aprendizado.